quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Aprendendo a orar com Jesus"

Graça e Paz Amigos!

Faz algum tempo que não passo por aqui,mas vamos lá,bem verdade é quando falamos sobre a obra missionária entendemos que a mesma pode ser feita de diversos modos, seja pregando orando ou contribuindo, de alguma maneira podemos falar de Cristo as pessoas,ou falar com Cristo a respeito das pessoas,e nesse post quero lhes passar uma singela lição biblía acerca da Oração,afinal Tiago disse em sua epístola que a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16) ou seja a oração é poderosa.

E o texto básico é Mateus 6.5-13:

" E quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esqunas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará. E orando não useis vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muitos falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles,porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso,que está nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos da hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória para sempre. Amém."

Quando os discipulos de Jesus pediram que Ele os ensinasse a orar (Lc 11.1; Mt 6.5-13), Jesus lhes deu uma forma de oração a chamada "Oração do Senhor" ou "Pai Nosso", é interessante falar acerca disso, pois Jesus não lhes deu um tipo de oração para ser repitida em todas as ocasiões, se bem que ela pode ser expressa quando se achar conveniente,não como uma reza só de palavras mas de todo o coração. Dar -se a enteder que Jesus deu lhes uma forma de oração a fim de que os discipulos não usassem a maneira dos Hipócritas sendo estes na sua maioria "religiosos"(Lembrando que nesse período os grupos de destaque são Fariseus e Saduceus), aqueles que tinham o conhecimento acerca da Lei mas desconheciam o verdadeiro intento, afinal atitude e discurso é uma boa combinação, infelismente na atualidade em boa parte das igrejas do séc. 21 existe a massa religiosa, aqueles que dizem SER,mas na verdade não SÃO nada. O próposito da oração ensinada por Jesus é despertar a conciência humana acerca da importância de mantermos um dialogo com Deus, isso quer dizer para que possamos ter uma conversa espontânea que parte de um coração contrito (arrependido) em um momento em que o homem chega humildemente ao Senhor para manter um contato direto com Ele (Amigos de Deus). Isso quer dizer que, na oração do "PAI NOSSO" , Jesus nos ensina a orarmos com próposito,Ele nos deu um modelo de assunto como parte de uma verdadeira oração.

Os Própositos de uma verdadeira oração está firmada em:

- Glorificar a Deus ( Mt 6.9,10): Pelo que Ele é (Jo 4.23-24) Deus é espírito, Ele procura adoradores (Adorador X Adoração) a palavra adoração diz a respeito de honra, devemos honrar a Deus por tudo que Ele é em nós e para nós, adoração fala de um "espírito" disposto, sincero e leal ( caracteristicas importantes, essas) , outro fato importante é glorificar a Deus pelo seu reino (Rm 14.17) e por fim pertecermos a sua família ou seja realizarmos a sua vontade ( Mt 12.46-50). Essa vontade deve ser obedecida, outro principio importante quando falamos acerca disso, é nos lembrarmos acerca da importancia de renúnciarmos (Lc 9.23),pois ser discípulo de Jesus é aprender muito bem o significa de renúncia ( Não usar mais) é aprendermos a abrir mão de algumas coisas para que possamos glorificar a Deus por tudo que Ele é.

- Em Apresentar a Deus as nossas necessidades (Mt 6.11): A necessidade mais importate que o homem sente é a sua sobrevivência, o pão dentro do contexto simboliza a vida (Jo 6.35), um dos significados da palavra vida no grego é Zoe isso quer dizer a VIDA DE DEUS EM NÓS (Jo 5.26). Não são as riquezas,o poder, a fama, aplausos que deve estar em primeiro lugar na vida do homem,mas sim termos a capacidade de aceitarmos a vida de Deus ,isso quer dizer que devemos viver de forma justa, santa e agradavel diante de Deus para que assim possamos ter um testemunho favoravel diante dos homens.

- Crescermos Espiritualmente ( Mt 6. 12): Sabemos que a comunhão com Deus é influenciada pela comunhão vivida na igreja, na família, na sociedade,o problema é que a maioria de nós estamos aptos para receber e por conta disso pouco nos doamos,perdoar ou ser perdoado nem sempre é fácil, mas quando perdoamos estamos adquirindo o direito de sermos perdoados (Mt 5.48), Deus não quer que tenhamos um coração cheio de rancor, de ira ou mágoa de alguém, caso isso aconteça estaremos cavando a nossa sepultura espiritual, afinal o próprio Deus um dia resolveu manifestar a sua graça (favor não merecido) e porque nós, não podemos seguir o exemplo daquele que nos criou? A igreja contemporânea está vestida com a mascara de um falso amor, de um falso perdão, em At 2.42- 47 nós encontramos o relato sublime acerca das caracteristicas da igreja primitiva, a mesma vivia a união e não o individualismo da sociedade globalizada que insisti em envolver as nossas igrejas (Afinal quem se importa não é mesmo? não tem sido esse o lema?), outro principio é que eles estavam ativos na divulgação do evangelho em partilhar aquilo que tinham (Pessoas ainda precisam de pessoas, e juntos dependemos exclusivamente de Deus) , a igreja primitiva entendia muito bem o que era ser a IGREJA (Grego = Eclesia= Grupo de individuos chamados ) isso quer dizer que não somos apenas uma organização ou instituição mas sim um organismo a vida de Deus está em nós,devemos aprender a perdoar e amar, para que assim possamos em oração clamar a Deus por um crescimento espiritual verdadeiramente profícuo.

- Devemos pedir a Deus livramento constante (Mt 6.13a), afinal estamos sujeitos a diversas tentações, devemos lutar contra o desejo para que não venhamos permitir que o mesmo se consuma através das nossas atitudes (Tg 1. 12) que venhamos visualizar a COROA DA VIDA.

- E por fim devemos entender que Deus é merecedor de todo o louvor,honra, glória e toda adoração, ( Mt 6.13b) a última expressão na oração do PAI NOSSO, termina com o reconhecimento acerca do reino, poder e glória de Deus, e que as nossas orações siga sempre esse próposito.

Enfim a oração deve ser valorizada pois atraves da mesma podemos nos comunicar com Deus, e o verdadeiro missionário é aquele que aprende o valor da pregação mais também aprende o valor dos joelhos que se dobram das lágrimas que rolam pelo rosto e da voz que muita das vezes rouca, mas que pelas almas clama a Deus insistentemente para que as salve. Espero que os pontos abordados nessa singela lição lhe faça refletir através do texto biblíco apresentado acerca da oração proposital e da importância da mesma!

Que Deus abençõe você que leu este post e a todos os meus amigos intercessores que tem orando a Deus em pról do meu ministério e da minha família! Até a próxima pessoal.

Cruzada de reconciliação e avivamento em Serra no estado do Espírito Santo (E o poder do nome de Jesus sendo manifesto através da oração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário