quarta-feira, 30 de março de 2011

Fé e Obras

Pessoas lindas, Graça e Paz!
             Depois de alguns dias sem novas atualizações, resolvi postar sobre Fé e Obras, mas antes de dar o inicio acerca desse tema, quero agradecer a todos os intercessores,pois Deus tem feito maravilhas nas últimas ministrações. Tenho ido a lugares incriveis,conhecido pessoas inesqueciveis, e me deparado com igrejas receptivas. Pregar o Evagelho da Cruz é estar pronto para receber aplausos e criticas, afinal infelismente alguns perderam o foco e trocaram O Sacrificio de Cristo na Cruz pelo Carro Importado e a Religião Show.
            Sobre Fé e Obras vamos dar inicio a esse tema, baseado em: Tiago 2:24 "Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé."
            Muitas são as interpretações dadas aos argumentos que Tiago utiliza em sua epístola na seção que vai do versículo quatorze ao vinte e seis do capítulo dois. A primeira vista, nota-se uma aparente contradição entre os ensinos paulinos , porém é fato aceito de que a Bíblia não apresenta contradições, por isso é importante analizarmos os argumento de Tiago de forma sequencial, levando em consideração as regras gramaticais gregas e as interpretações dadas por diversos comentaristas, mas tendo como regra hermenêutica principal a de que a Bíblia interpreta a própria Bíblia, com o objetivo de entender a relação que as obras com a fé e qual o seu papel no plano da salvação.
             No tempo da epístola (não possui data fixa) o cristianismo estava se tornando para alguns, um meio de sentimento e apenas emoções. A fé viva demonstrada na prática de uma religião de atos de amor estava se esvaindo. O cristianismo desfigurou-se, tornando-se matéria de sentimentos e de afirmações que se tornaram mero assentimento intelectual.
         Tiago então, inicia seu discurso dirigindo-se a seus irmãos com uma questão retórica, que quase sempre denota impaciência. Esta impaciência é presumível devido ao zelo de Tiago em manter a unidade doutrinária da Igreja. A partir desta parte da epístola Tiago pretende responder algumas perguntas levantadas por pessoas da igreja que diziam ter fé, mas recusavam fazer as coisas que ele achava que um crente deveria fazer, isto provavelmente suscitava uma certa impaciência por parte dele. também era uma expressão comum no estilo vivaz de uma diatribe " moral, que geralmente exigia uma resposta negativa. Tiago pergunta - “Se um homem diz que tem fé mas não tem obras pode esta fé salvá-lo”? . Esta pergunta se dirige a uma pessoa ou grupo de pessoas que defendem uma visão de “fé somente”, uma fé que não se empenha nas obras cristãs e que pode existir alheias a elas, esses não fazem questão de praticar tais obras, pois crêem que elas não influem em sua salvação. O escritor porém tem uma visão de que a fé não pode sobreviver sem as obras na vida de um cristão ativo que tem em seu interior a manifestação do Espírito Santo. As obras a que se refere são obras como atos de amor e misericórdia praticadas pelos cristãos em cumprimento da lei de Deus (2:8-13), que tem por sua vez o objetivo de exteriorizar e aprimorar o relacionamento entre o homem convertido e o Deus salvador. Ao contrário do que parece ao se ler rapidamente este versículo, o autor não se refere a fé de uma maneira genérica, dizendo assim que o homem não se salva somente pela fé, mas ele condena especificamente a fé de seus opositores e assim diz “Pode, porventura essa fé salvá-lo”? A fé sem obras é morta a preocupação de Tiago que se refere ao tipo certo de fé que um cristão deve ter, uma fé operante. A partir deste pressuposto vê-se que sem este tipo de fé, o cristianismo torna-se uma ortodoxia estéril e perde todo o direito de ser chamado fé. Por isso é importante revermos os valores e a analizarmos a maneira da nossa Fé, afinal se Jesus é o nosso Senhor, que possamos seguir os seus preceitos realizar as suas obras e se assentar a mesa com os mais necessitados.
Deus abençõe a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário